A visita da Câmara do Comércio Brasileira Afro-Marroquina é acolhida pelo Ministério das Relações Exteriores de Marrocos

by | Dec 10, 2019 | br

27 de novembro de 2019 foi um dia distinto em Rabat, frutífero e bem-sucedido. A delegação da Câmara do Comércio Brasileira Afro-Marroquina foi recebida pelos pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional de Marrocos. Fomos recebidos- calorosamente – às 11 horas da manhã pelo Sr. Abdullah Laghmada, Chefe do Departamento de Estudos e Cooperação Econômica. Ele nos recebeu durante o início da reunião parabenizando-nos, e o Sr. Essadik El Otmani o retribuiu, assegurando-lhe que as relações entre Marrocos e Brasil haviam testemunhado, nos últimos anos, um novo e forte impulso dinâmico, especialmente após a visita de Sua Majestade o rei Mohammed VI, em 2004 ao Brasil, no âmbito da turnê real na América Latina.

Ele acrescentou que a visita real, que permitiu a expansão da cooperação bilateral em todos os campos, incentivou um grupo de marroquinos residentes no Brasil e composto por empresários, comerciantes, professores e engenheiros para estabelecer essa instituição multisserviço, para contribuir na melhoria e no desenvolvimento das relações bilaterais. E considerou os laços históricos que ligam Marrocos e Brasil, como sendo estáveis, promissores e se enquadram nos horizontes da cooperação bilateral, especialmente nos níveis comercial, econômico e cultural, e requerem que sejam desenvolvidas ainda mais. 

Disse ainda que o Brasil é um país turístico cheio de natureza pitoresca, assim como Marrocos, e tem oportunidades comerciais, e pela sua grandeza, tem um futuro promissor para isso. “Nosso objetivo é criar e estabelecer essa instituição de múltiplos serviços para contribuir na melhoria e no desenvolvimento das relações comerciais, turísticas e culturais entre os dois países amigos, em todos os níveis”. O foco também será revitalizar o movimento turístico brasileiro em direção a Marrocos, promovendo a indústria tradicional marroquina no Brasil, graças aos laços históricos que unem os dois países e aproveitando a linha aérea direta que ligue Casablanca a São Paulo a uma taxa de três voos semanais fornecidos pela companhia Royal Air Maroc. O povo brasileiro, que gosta de viajar e explorar o mundo, encontrará em Marrocos um destino turístico por excelência, devido à diversidade e riqueza de sua natureza e também à estabilidade política de que desfruta.

Durante as frutíferas discussões entre os dois lados, Sua Excelência, Sr. Abdellah Laghmada, anunciou agradecido sua boa cooperação com a Câmara do Comércio Brasileira Afro-Marroquina, e considerou essa cooperação  um dever nacional, como também a delegação “da Câmara” desfrutou de sua valiosa apresentação, ideias brilhantes, patriotismo sincero e orientações valiosas para o avanço progressivo da Câmara, o que inevitavelmente contribuirá para a elevação e o renascimento da nossa querida pátria.

Em conclusão, os membros da Câmara agradeceram à Sua Excelência pela boa cooperação e recepção, expressando-lhe a felicidade pela completa prontidão em cooperar, pois isso é bom para o nosso honorável Reino de Marrocos, por meio da cooperação com a Embaixada do Reino de Marrocos no Brasil com Sua Excelência o Embaixador Nabil Al-Daghoughi.

Finalmente, o arquivo da Câmara foi entregue ao Sr. Abdellah Laghmada, Chefe do Departamento de Estudos, com fotografias comemorativas tiradas com ele.