Investindo no Marrocos (Benefícios, Oportunidades e Fatores de Sucesso)

by | Jan 20, 2020 | br

As principais reformas e grandes projetos lançados no Marrocos ao longo das últimas décadas colocaram o país na rota dos melhores destinos do mundo para investimentos e desenvolvimento de negócios. Seguindo o caminho do desenvolvimento social e econômico, o Marrocos tornou-se potência regional no Continente Africano, razão pela qual muitos investidores árabes e estrangeiros acabaram optando pelo Marrocos para seus investir. Além disso, muitas empresas árabes e estrangeiras interessadas em expandir ou abrir novos escritórios ou filiais no Oriente Médio e no norte da África foram também para o Marrocos.

Certamente, esses investidores e proprietários de empresas estão investindo no Marrocos não por caprichos pessoais ou por acaso, mas são atraídos pelos incentivos que atendam suas demandas e seus objetivos, o que lhes permitem obter mais lucros.

Buscaremos nesse artigo apresentar as vantagens e as oportunidades de investimento mais importantes (setores suscetíveis de atrair investidores) no Marrocos, bem como as leis de investimento e a relação dos principais grupos internacionais, que escolheram esse país como destino para investir. Daremos também, dicas importantes de como obter o sucesso. Assim, este tópico servirá como guia simples e exclusivo para os que desejam investir no Marrocos.

 

Vantagens de investir no Marrocos:

 

1- Custos competitivos:

 

– O Marrocos fica a apenas 14 quilômetros da Europa e os custos de exportação para o mercado europeu são considerados muito competitivos.

– O custo da mão de obra gira em torno de 350 dólares mensais em média e esse valor é quase 10 vezes menor que o salário médio na Europa.

– O custo de exportação de um contêiner é muito mais em conta se comparado com os valores praticados em outros países do mundo.

– As empresas que operam no Marrocos pagam a menor taxa sobre os lucros e essa porcentagem é considerada a mais competitiva da região.

 

2- Uma economia forte e estável:

 

– Ter economia forte, sólida e estável é um dos fatores que incentivam as empresas e investidores globais a investir nos países estrangeiros. Felizmente, o Marrocos é um dos países mais estáveis ​​e atrativos da região, com uma economia forte e segura.

– A taxa de crescimento econômico anual do Marrocos foi de 5% no período de 2005 a 2009. Esse percentual prevalece até hoje.

– A crise global de 2009 impactou as economias de muitos países, mas a economia marroquina resistiu e cresceu a uma taxa de 5%.

– A taxa anual de inflação no Marrocos está entre as mais baixas da região.

 

3- Localização geográfica privilegiada:

 

A localização geográfica é um fator relevante e de fundamental importância para investidores e proprietários de empresas internacionais, que investem pelo mundo afora. Nesse quesito, a localização geográfica do Marrocos, que está a apenas 14 quilômetros da costa europeia, o coloca entre os melhores países do mundo. É fácil exportar do Marrocos para os mercados árabes e africanos. Em virtude dessa localização privilegiada, o Marrocos conseguiu concluir múltiplos acordos comerciais internacionais, e se qualificou para oferecer aos investidores facilidades e conforto para tocarem seus projetos e exportarem seus produtos para diversos mercados do mundo.

 

4- Infraestrutura Moderna:

 

Existe no Marrocos uma malha rodoviária de excelente qualidade. É possível transitar facilmente entre as diversas regiões do país. O Marrocos possui também portos e aeroportos modernos que oferecem excelentes condições de exportação para diversos mercados mundiais.  O país conta igualmente com uma rede de comunicação avançada que facilita o contato com os clientes e empresas em várias partes do mundo.

 

5- Recursos Humanos:

 

A população do Marrocos é formada majoritariamente por jovens entre 15 e 35 anos. Parte desta parcela é formada em universidades do país, possuindo assim, inúmeras competências. Além disso, essa população juntamente com a dos países da África do Norte, em geral, se destacam por sua habilidade e domínio de línguas estrangeiras, principalmente o Francês e o Espanhol, devido à proximidade geográfica com Espanha, e do Inglês por se tratar do idioma de maior predominância mundial. Assim, podemos dizer que as empresas que desejam investir no Marrocos vão poder contar com funcionários altamente qualificados e com menor exigência salarial.

 

6- Privilégios e incentivos do governo:

 

Os governantes costumam incentivar os investimentos estrangeiros em seus países, oferecendo-lhes vantagens, apoio e benefícios. O Marrocos faz parte desse grupo e seu governo oferece auxílio e atua na organização e supervisão de projetos, visando o desenvolvimento de todos os setores.

 

7- Ambiente de Negócios favorável:

 

Com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e adequá-lo às exigências dos tempos atuais, o Marrocos adotou uma série de medidas visando atrair o interesse dos investidores estrangeiros, tais como:

 

– Simplificação dos trâmites burocráticos e administrativos para a instalação das empresas.

– Fortalecimento e cumprimento das leis, principalmente às relacionadas aos direitos trabalhistas.

– Desenvolvimento e modernização do mercado financeiro.

– Implementação de um Departamento Central de Combate à Corrupção.

– Instituição de um Comitê Nacional para cuidar exclusivamente do ambiente de negócios.

– Melhoria da transparência na organização de eventos.

 

Possíveis oportunidades de investimento:

 

No Marrocos, há vários setores que recebem cuidados especiais do governo para que possam aumentar o interesse dos investidores. Esses setores são:

 

– Setor de Energia Eólica.

– Setor de Energia Solar.

– Setor Industrial e de Produção.

– Setor Agrícola.

– Setor Pesqueiro.

– Setor de Turismo.

– Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação.

– Setor de Logística.

– Setor de Comércio e Distribuição.

 

Principais empresas internacionais que investem no Marrocos:

 

Inúmeras empresas internacionais optaram preferencialmente pelo Marrocos para abrir no mundo árabe, e no norte da áfrica, suas filiais, entre elas: Danone, Dell, Primo da Espanha, Atlancic Free Zone, ST Micro Electronics, Procter & Gamble, Renault entre outras. Certamente essas empresas se instalaram no Marrocos atraídas pelas vantagens oferecidas exclusivamente por este país.

 

Dicas para o sucesso:

 

– Em primeiro lugar é preciso estudar bem o mercado marroquino e conhecer seus requisitos e necessidades.

– É necessário escolher bem a cidade onde a empresa pretende montar o seu negócio, visando reduzir custos e agilizar entregas.

– A quitação de impostos em tempo hábil permite dispor de recursos e transferi-los para o exterior.

– As violações cometidas pelos investidores impactam de forma negativa seus negócios e acarretam muitos problemas. Portanto, é preciso tomar conhecimento das Leis de Investimento no Marrocos.

– O investidor precisa ter boa visão e capacidade para escolher sua equipe e tentar usá-la da melhor maneira possível, para garantir uma boa rentabilidade de seus negócios.

– O empresário que pretende investir no Marrocos precisa contatar órgãos oficiais competentes e munir-se de amplas informações sobre o país. Isso deve ser feito preferencialmente através das Câmaras de Comércio, que têm por competência a prestação de tais serviços.  Neste sentido, reiteramos que a Câmara de Comércio Afro-Marroquino-Brasileira em São Paulo se dispõe a oferecer a todos os investidores, sejam eles do Brasil ou de outros países da América Latina, o auxilio necessário para que possam investir no Reino do Marrocos. Lembramos também que, em virtude de sua localização geográfica privilegiada, o Marrocos é um excelente portal de investimentos e uma ponte que liga três importantes regiões: África, Europa e os países árabes.